‘Space Jam – Um Novo Legado’ chega aos cinemas dia 16 de Julho.

 

por Rogerio Fidalgo

 

25 anos, esse foi o tempo para esperar um novo filme de ‘Space Jam’.

O filme surgiu da idéia de um comercial do tênis -Air Jordan-, no qual Pernalonga e Michael Jordan fizeram juntos no ano de 1992 e veio a ser o inigualável filme de sucesso no ano de 1996. Eis que chega aos cinemas: ‘Space Jam – Um Novo Legado’, estrelado pelo jogador de basquete da NBA, LeBron James, que durante um passeio pelos estúdios da Warner Bros fica preso com seu filho, Dom, em um mundo comandado por uma inteligência artificial chamado Al G (Don Cheadle) que desafia o jogador para uma partida de basquete para libertar pai e filho. Com a ajuda de Pernalonga ele deve viajar dentro desse universo com diversos personagens icônicos e reunir os Looney Tunes.

O ponto chave do filme são os easter eggs de diversos personagens que aparecem durante o filme por alguns segundos como: Pinguim do filme ‘Batman – O Retorno’, o Agente Smith de ‘Matrix’, Tutubarão, Os Herculóides, o Mister Freeze de ‘Batman & Robin’, o símbolo dos ‘Thundercats’, o Universo de Harry Potter, Os Flintstones, King Kong, Gigante de Ferro, Scooby Doo, Zé Colmeia, o ‘Coringa’ do Jack Nicholson, Os Jetsons, O Máscara, Penélope Charmosa, dentre muitos outros.

Nos tempos atuais filmes de continuação que não apresentam easter eggs, desagradam os admiradores, especialmente filmes que adultos viram quando eram crianças. A personagem que foi criada para o filme de 1996, Lola Bunny, volta a estrelar esse filme, mas deixou a desejar em alguns momentos. A brincadeira que ela fazia de quando chamavam ela de boneca, ela dava uma lição no jogo de basquete, naquele que a chamou desse modo.

A pegada do filme não poderia ser diferente e foi bem high-tech, pois no ano de 96 a internet ainda com conexão discada estava engatinhando para se tornar o fator indispensável que o mundo inteiro utiliza nos dias de hoje, e com isso os personagens ‘Looney Toones’ foram digitalmente melhorados para o momento da partida de basquete.

Senti falta daquele ‘impacto’, aquela marca temporal dos filmes, que foi uma trilha sonora altamente cativante e que deixaria sua marca para momentos futuros, pronta para quando as pessoas ouvissem a música tema, lembrassem do filme. Exemplo disso foi o tema do primeiro filme, que eram as músicas principais do filme como ‘Space Jam’ (Quad City Djs), ‘Fly Like an Eagle’ (Seal) e ‘I Believe I can Fly’ (R Kelly).

Algo que foi um momento de chorar de rir no filme foi a brincadeira com o nome de Michael Jordan, que não participa desse filme. Esse filme pode-se dizer que trata muito dos conflitos familiares diferente do primeiro que tratava-se de fazer com que Michael Jordan se encontrasse fosse em sua nova empreitada que era jogar baseball ou retornar aonde ele ficou consagrado no basquete. Os problemas de família fazem com que isso deixe certos momentos de intensa emoção.
A clássica expectativa para os filmes de hoje são as famosas cenas pós-credito, que o primeiro filme teve, porém quem assistiu criança com certeza não sabia disso, até ver o filme novamente na TV, já esse filme brinca com os expectadores, ao estilo do filme ‘Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa’.

Assista ao Trailer:

Nota para o filme: 9