Por: Juliana Scivoletto, gerente de mercado da Itabus
Mais um ano que estamos com restrições de circulação em diversos lugares do País, mas isso não significa que você pode ficar parado. Pelo contrário: é hora de se movimentar e criar ainda mais pontos de contato com seu público e aproveitar a demanda de compra já existente para essa data.
Ao longo do ano passado, as empresas que conseguiram se adaptar e reestruturar seus negócios, se tornaram mais preparadas para este novo cenário. Afinal, ninguém será mais pego de surpresa. O perfil do consumidor mudou, e todas as mudanças atrelam oportunidades.
O cenário de incertezas econômicas trouxe um olhar mais cauteloso para compras e com isso, novos comportamentos. Os clientes estão mais conscientes, argumentativos, sensíveis a preço, se preocupam com as causas que as marcas estão engajadas e elevaram ainda mais o padrão sobre o bom atendimento.
Essas novas características trouxeram algumas oportunidades, e uma delas é que os clientes estão experimentando mais. Ou seja, um consumidor que antes comprava somente uma marca específica, começa a se permitir e conhecer novas empresas. E é isso que está sendo tão valorizado no mercado.
A disputa pela atenção do consumidor, esta cada vez maior, pois quem tem o cliente não quer perdê-lo, e por outro lado, quem está em busca de novos consumidores, está conseguindo ter mais fácil acesso, pois o cliente está mais acessível.
O consumidor que antes comprava somente uma marca específica, começa a se permitir e conhecer novas empresas.
Vou citar algumas ideias do que você pode fazer para aumentar suas vendas aproveitando o Dia das Mães e essa mudança no perfil do consumidor. Mas, lembre-se: uma das coisas mais importantes é você entender a necessidade do seu cliente para o período atual, por isso, entender quem é o seu cliente, o que ele está buscando, e quais vantagens ele quer na hora de comprar seu produto ou serviço são fundamentais antes de dar o próximo passo.
Invista em diversos canais de divulgação
Use e abuse das redes sociais, mas além do digital é importante sua empresa estar em outros pontos de contato com seu consumidor, seja na mídia exterior, em panfletos, jornais, revistas, rádio etc. Uma regrinha básica do marketing, é a regra dos 7, que diz que um consumidor assimila a informação após ter tido contato no mínimo 7 vezes com a mensagem. Por isso, diversificar é a melhor estratégia.
Crie promoções
Com o consumidor sensível a preço e com a experimentação em alta, essa é uma das grandes táticas para atrair novos clientes e fazer um bom volume de vendas em datas comemorativas.
Realize parcerias
Busque empresas que possuem sinérgica com seu negócio e que atendam o mesmo segmento que você, afinal, vocês estão em busca dos mesmos clientes, e juntas serão mais fortes.
Personalize
Invista cada vez mais na personalização de produtos e serviços, todos os clientes querem ser especiais, até a gigante Coca-Cola realizou personalização quando lançou as latinhas com as letras do alfabeto para se aproximar ainda mais do seu cliente.
Independente de qual seja o seu negócio, se você entender as necessidades do seu consumidor neste período, pode ter certeza de que você terá um excelente Dia das Mães. Sucesso e Boas vendas!
Juliana Scivoletto é gerente de Mercado da Itabus
@juscivoletto / juscivolettocomercial@gmail.com.