Sorria para vida!

Por: Débora Máximo, influenciadora digital 

 

Bicho estranho é o homem! Da mesma forma que em circunstâncias ruins existem pessoas que se entregam à tristeza e buscam alimentá-la, tem pessoas que conseguem fazer piada da própria desgraça! Sempre pensei com toda certeza em meu coração, que essa pessoa iria entardecer sua velhice. Quem sabe? Ter um bom senso de humor torna a vida mais leve e duvido que aquelas rugas de tensão irão aparecer em uma face tão sorridente. Claro que existem momentos que não tem a menor condição de se estar feliz, mas podemos ver pontos positivos em qualquer circunstância. Eu coloquei na minha cabeça uma coisa, sempre temos duas escolhas, chorar o leite derramado ou catar o que sobrou e seguir em frente e sinceramente se formos racionais a segunda opção é a melhor.

O problema é que nem sempre o que sobrou era o esperado ou o suficiente para algo. Então volto para as duas escolhas novamente, vou me lamentar ou vou recalcular a rota com o tenho em mãos. Nessa hora não pode ter uma visão comparativa com a vida do outro, afinal essa é minha história e o que vou fazer dela. Tive uma criação com muitas regras e pesos desnecessários para uma criança carregar e por um determinado tempo na minha vida adulta não via as coisas com tanta leveza, afinal havia aprendido que tudo era bem sério! Que maravilha que temos sempre duas escolhas na vida e saber que existe outra maneira de se enxergar o mundo fez tudo mudar na minha vida. Os momentos difíceis se transformam em momentos agradáveis quando aprendemos a buscar alegria ao nosso redor. Não é um exercício muito fácil mudar o ângulo de visão dos fatos, mas com certeza vale a pena. Rir de si mesmo é uma característica de pessoas otimistas e humildes, que não temem admitir os seus erros e aceitá-los com bom humor, é uma habilidade de inverter as perspectivas com o efeito de repensar os significados negativos das circunstâncias.

Rir da própria tragédia, pode ser uma forma de lidar com o problema sem deixar de pensar sobre ele. Creio ser uma inteligência emocional avançada! As pessoas que conseguem se desprender dos erros cometidos (digo pequenos erros) e dos julgamentos alheios e simplesmente rir de tudo. É se despojar do orgulho e da insegurança desenvolvendo uma compaixão consigo mesma sem ser arrogante! Essa habilidade requer um alto nível de autoaceitação. Quando você se conhece e se aceita da forma que é dificilmente vai ficar chateado com comentários ou circunstâncias depreciadoras e dará risadas sem medo. Cultivar o bom humor procurando coisas que te fazem bem, já é um bom começo! Se olhe com amor, com o entendimento de que você é um ser humano falho buscando acertar e não é obrigado a saber sobre todas as coisas. Se torne o seu melhor amigo, escute seus sentimentos e aceite seus erros, seja racional ao perceber seus defeitos e respeite suas necessidades com o cuidado de não se tornar uma pessoa egoísta. Não cultive expectativas muito altas em seus relacionamentos e lembre-se de que é você o único responsável pela sua felicidade. Quanto mais você souber lidar com suas questões, mais irá se valorizar e se amar com respeito e fidelidade consigo mesmo a ponto da opinião alheia perder o valor e não fazer mais sentido em sua vida e assim dar boas risadas. Se você deseja aprender como rir de você de modo saudável, precisa estabelecer limites pessoais. Muitas vezes as pessoas riem delas mesmas para manter as aparências, mas se sentem mal em seu interior. Tentam copiar os outros em vez de encontrarem o valor dentro de si, seja sincero (a) consigo mesmo e procure andar com quem gosta de rir com você em vez de rir de você.

 

E já irei te dizer que esse é um exercício necessário para toda uma vida, sempre estaremos aprendendo coisas novas e precisaremos nos conhecer em cada circunstância vivida.