Por: Dr. Rodrigo Mauro, médico nutrólogo
Muito se fala sobre o consumo de café, seus benefícios e malefícios. O grão do café, é composto por vitaminas, minerais e antioxidantes que fazem bem a saúde, ajudando inclusive a prevenir doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e respiratórios, além de dar energia e auxiliar na queima de gordura, por ter a característica de acelerar o metabolismo.
A questão é que, como tudo que consumimos, cada organismo vai reagir de maneiras diferentes quando ingerimos qualquer substância. O efeito estimulante do café, por exemplo, não é uma regra engessada para todo mundo. Cada metabolismo processa as propriedades e efeitos dele de maneiras distintas. Algumas pessoas podem tomar café em qualquer horário do dia, inclusive à noite, que não sofrerão os efeitos estimulantes dele, conseguindo dormir tranquilamente. Outras, não poderão consumir a substância após determinado horário do dia, podendo sofrer sérios episódios de insônia.
Mas, se falarmos dos malefícios do café, geralmente, devemos pontuar os excessos. Segundo a Anvisa, o consumo diário ideal de café gira em torno de 400mg de cafeína, ou seja, aproximadamente três xícaras. Pessoas que consomem muito mais que isso, podem ter o risco de desenvolverem problemas como pressão alta, arritmia, dor no estômago, crises de ansiedade e a insônia, como falamos acima.
O importante, é você conhecer o seu corpo e prestar atenção como ele funciona, de acordo com o consumo de cada tipo de substância e alimentos. E sempre, esteja em contato com o seu médico, para fazer os exames e cuidados necessários para se manter saudável.