Por: Dr. Rodrigo Mauro
É cada dia mais comum vermos pessoas transformando suas vidas através da prática constante de esportes e atividades físicas intensas, buscando alto rendimento. E quando falamos este termo “alto rendimento”, ele não se refere apenas aos atletas profissionais, mas também aos que chamamos de esportistas ou atletas amadores, que podem ser você, eu ou qualquer pessoa que queira se dedicar intensamente à alguma atividade física que irá transformar seu corpo e sua mente.
Independente da categoria, profissional ou amador, é necessário compreender que os resultados almejados virão com o tempo, constância, disciplina e com a adequação nutricional adequada, alinhada para o tipo de esporte ou atividade física que o paciente está empenhado em desenvolver. Para alcançarmos o equilíbrio de todas as variáveis, é feita a avaliação completa composta por exames e diagnósticos clínicos que irão mostrar qual a base ideal que deverá ser desenvolvida de acordo com os objetivos, metabolismo da pessoa e tipo de atividade física ou esporte que irá praticar.
É o médico nutrólogo que irá conduzir este acompanhamento, definindo, inclusive, quais são as outras áreas da saúde que deverão ser envolvidas. A análise é pautada na condição nutricional, física e emocional do paciente, para que possamos desenvolver as estratégias ideais para favorecer o desempenho satisfatório da atividade de alto rendimento. Os planos alimentares e de suplementação irão fortalecer o corpo, de dentro para fora, proporcionando ao paciente a resposta adequada de gasto metabólico e energético, potencializando a condição que ele precisa para executar a atividade com cada vez mais precisão, alcançando assim, os seus objetivos.