No meio virtual, empresários buscaram novas estratégias de marketing para que os negócios seguissem firme no mercado e com isso, manter a fidelização dos clientes que, por sinal, mudaram suas rotinas. Lucas Nóbrega, gestor de marketing da WIPI, empresa de telecomunicações, esclarece algumas dúvidas sobre o assunto:
-
Quais caminhos vocês enxergam que devem nortear futuras estratégias de marketing?
Ao observar o cenário atual do mercado e a crescente busca por conteúdo de valor e opiniões sinceras, vejo que o Marketing de Influência e o de conteúdo são os caminhos mais indicados para solidificar um negócio no ambiente digital a longo prazo.
-
Qual a importância do marketing para o crescimento de um negócio?
O Marketing tem papel fundamental em todo negócio; se pensarmos no mundo digital em que vivemos, principalmente, ele é vital. A tendência do Marketing Digital foi acelerada e confirmada pela pandemia. Como antecipa Henry Jenkins no livro Cultura da Conexão: “aquilo que não se propaga, morre”.
Logo, o Marketing pode ser exemplificado como uma ponte, que liga um produto ou serviço ao consumidor deste produto ou serviço, através de técnicas de comunicação. Portanto, ele procura transmitir ao potencial cliente o valor que um produto tem. Neste processo, a comunicação é poderosa, pois gera desejo e despertar anseios das pessoas.
-
Quais benefícios essa grande transformação digital que vem ocorrendo por conta da pandemia trouxeram para o marketing?
Com a pandemia e o isolamento social, foi necessário que os clientes encontrassem os produtos de outras maneiras, que não pelo espaço físico. Com esse “boom” de empresas entrando no mercado digital de uma só vez, destacaram-se a importância da estratégia e do planejamento de Marketing Digital em muitos negócios, onde ele era secundário. Ficou claro que planejamento, estratégia e criatividade são pilares indispensáveis para lidar com crises e contratempos. O marketing se viu mais necessário do que nunca e os mais preparados souberam tirar proveito desse momento delicado.