Por: Dr. Rodrigo Mauro, médico nutrólogo
Nós temos a tendência a achar que problemas de saúde que precisam de cuidados médicos, são apenas aqueles com graves sintomas ou que nos impossibilitam de fazer atividades corriqueiras. O fato é que o corpo humano tem as suas funções interligadas e funciona mesmo como uma “máquina”. Se algo não está funcionando bem, ele demonstra isso através de sintomas que, muitas vezes, são leves e não nos dão uma sensação imediata de alerta. A questão é que cada sintoma deste, representa sim sinais de alerta e pode comprometer outras áreas, levando a disfunções e problemas de saúde ainda maiores.
Para exemplificar, veja a lista abaixo de sintomas que as pessoas geralmente ignoram por acharem que são uma “característica” do seu corpo, ou porque simplesmente, irão se acostumar a viver dessa maneira:
- Intestino preso
- Cansaço excessivo
- Queda de cabelo
- Insônia
- Unhas fracas
- Dores de cabeça
- Falta de concentração
- Azia e má digestão
E isso é grave. Estes sintomas, são sinais de deficiências de vitaminas, nutrientes, proteínas, distúrbios hormonais, sistema imunológico comprometido e podem desencadear doenças graves e crônicas. Não são simples e nem fazem parte do seu corpo. Precisam ser avaliados com os exames e diagnósticos adequados, de acordo com a condição e histórico do paciente e, além disso, podem estar sendo desencadeados por outros problemas de saúde. Outro mito comum, é as pessoas acharem que a pessoa magra está completamente saudável por causa desta condição e não precisa de acompanhamento médico. Quando falamos deste acompanhamento médico, estamos nos referindo a buscar o equilíbrio para cada pessoa através da alimentação adequada, suplementação hormonal e vitamínica personalizada, atividade física regular, de acordo com as necessidades de cada pessoa.
A medicina preventiva tem este olhar 360 graus para te proporcionar saúde integral. Não é normal ter os sintomas que citei acima e é preciso entender que eles podem ser a porta de entrada para problemas maiores e que podem ter tratamentos mais difíceis. Esteja atento aos sinais de alerta que o seu corpo te mostra e busque se cuidar diariamente.