O CNCS: uma abordagem piloto e um museu único no mundo 

Dez mil figurinos, ou cerca de vinte mil peças, são atualmente mantidos no CNCS. Eles vêm de produções de performance ao vivo, teatro, ópera, ballet, dança ou teatro de rua. Embora representem o patrimônio mais importante em termos de despesas e bens para teatros, os figurinos de palco nunca tinham sido objeto de uma verdadeira política de conservação até a criação do Centro. Eles testemunham a criatividade dos figurinistas que os desenharam e o savoir-faire dos ateliês que os realizaram. Eles carregam neles a marca dos artistas que os exaltaram no palco. O mais antigo data do século XVIII São vestuários autênticos (roupas e coletes masculinos), doadas ou compradas pela Comédia Francesa após a Revolução Francesa para serem usadas em um repertório de inspiração do século XVIII (Marivaux, Beaumarchais).

 O CNCS, uma abordagem piloto, um museu único no mundo. Além dessas peças excepcionais, a coleção inclui principalmente produções criadas desde a segunda metade do século XIX. Na origem do projeto, em 1995, o Ministério da Cultura e de Comunicação solicitou às principais instituições nacionais, a Biblioteca Nacional da França (Departamento de Artes Cênicas), a Comédia Francesa e a Ópera Nacional de Paris para constituir a primeira coleção do acervo composto por 8.500 figurinos na abertura do CNCS. As coleções depositadas pela Biblioteca Nacional da França refletem a riqueza e variedade de sua coleção no Departamento de Artes Cênicas. Inclui os figurinos do Compagnie Renaud-Barrault, au Théâtre de l’Atelier sob a direção de Charles Dullin, au Théâtre du Campagnol dirigido por Jean-Claude 4 Penchenat, bem como os de Philippe Guillobel para os Jogos Olímpicos de Albertville dirigidos por Philippe Decouflé, em 1992.  

A da Comédia Francesa abrange três séculos da história deste grande teatro. Os figurinos estavam em seus ateliês de costura cuja reputação é imensa, especialmente para roupas de corte histórico. Alguns foram criados por Suzanne Lalique, Lila de Nobili ou Thierry Mugler e usados por Sarah Bernhardt, Mounet-Sully ou Jean Marais. A coleção da Ópera de Paris inclui 5.000 figurinos de ópera e balé que abrangem um século e meio desde 1872, com figurinos assinados por Bakst, Benois, Derain e Cocteau. A maioria deles foram confeccionados nos ateliês de costura da Ópera e usados por todos os grandes artistas, Serge Lifar, Yvette Chauviré, Maria Callas, Rudolf Nureyev, Régine Crespin, Luciano Pavarotti. 

O CNCS também possui uma coleção excepcional de cerca de 2.000 desenhos e modelos de figurinos criados por Christian Lacroix para o palco (ópera, dança e teatro). O figurinista Frank Sorbier também doou seus modelos de figurinos para duas óperas, La Traviata e Les Contes d’Hoffmann. 

 

Uma coleção de elementos do cenário 

O Centro Nacional de Figurino de Cena preserva um conjunto de telas pintadas e elementos de cenas e de maquinarias (chassis, alçapão, mastros, passáveis, ferramentas) datados de meados do século XX. Nessa continuidade, as companhias de dança contemporânea têm legado certas decorações, além de suas doações de figurinos.