Por: Dr.Victor Lunau
Não é apenas o resultado da cirurgia que faz a diferença, a cirurgia bariátrica exige uma mudança de vida e isso vale para o pré e pós-operatório. Sendo assim, alguns dos principais hábitos que precisam ser incluídos na nova rotina são as atividades físicas regulares e a reeducação alimentar.
Cerca de 10% dos pacientes que realizam a cirurgia bariátrica voltam a ganhar peso. E algumas das principais causas de engordar é a alimentação desbalanceada e a falta de atividade física. Assim, conheça a importância de realizar atividades físicas no pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica.
Primeiramente é preciso conhecer os benefícios que a prática de atividade física proporciona ao indivíduo (com peso normal ou algum grau de obesidade):
- Melhora os níveis de triglicerídeos, LDL-colesterol, HDL-colesterol;
- Favorece a redução da pressão arterial;
- Diminui a glicemia;
- Melhora a circulação do sangue;
- Fortalece a musculatura, as articulações;
- Aumenta a flexibilidade do corpo;
- Diminui as dores em diversas partes do corpo;
- Melhora a qualidade da pele;
- Combate o envelhecimento, pois durante a atividade a produção dos radicais livres diminui;
- Melhora da energia, do sono e a diminuição de quadros ansiosos;
- Reduz a gordura subcutânea e visceral;
- Causa o aumento do metabolismo, favorecendo o emagrecimento saudável.
Dessa forma, a atividade física regular é importante e benéfica para todas as pessoas, ainda mais para aquelas que precisam realizar a cirurgia bariátrica. Afinal, sem a mudança de hábitos comportamentais o paciente não vai obter os resultados esperados.
A importância da atividade física no pré-operatório de cirurgia bariátrica
O pré-operatório de cirurgia bariátrica é muito importante para o sucesso do procedimento. Assim, o ideal é que o paciente inicie a sua preparação e atividades físicas no mínimo 12 semanas antes da operação.
A atividade física antes de operar garante mais resistência e energia para encarar o pós-operatório, onde já é esperado que as atividades não demorem muito para serem incluídas na rotina do paciente operado. Alguns médicos podem recomendar que o paciente emagreça antes da operação, nesses casos a atividade física também ajuda muito nesse processo.
O ideal é começar com calma e aumentar a intensidade dos exercícios físicos paulatinamente, sempre com o apoio e orientações de equipe transdisciplinar, do preparador físico e do médico que irá acompanhar você durante todo o processo de cirurgia bariátrica.
Atividades físicas recomendadas
Algumas das atividades físicas recomendadas no pré e pós-operatório são:
- Caminhada;
- Musculação;
- Exercícios aeróbicos;
- Exercícios funcionais;
- Atividades aquáticas (natação/hidroginástica).
O preparador físico deve montar um plano de atividade física de curto e médio prazo, buscando sempre a evolução e aumento da intensidade com o tempo. Os treinos devem ser alterados periodicamente visando diferentes estímulos.
A importância da atividade física no pós-operatório da cirurgia bariátrica
Após a cirurgia bariátrica, o paciente deve obter a liberação médica para voltar às atividades físicas. No mesmo dia cirúrgico já é esperado que o paciente se levante da cama hospitalar e faça pequenas e leves caminhadas nos corredores, sempre com o auxílio de um profissional da saúde. Nos dias seguintes, as caminhadas devem ser evolutivas. Exercícios com carga moderada e sem impactos substanciais aos músculos abdominais estão liberados com 30 dias. Caso a sua cirurgia não tenha sido realizada com acesso vídeo-laparoscópico converse com seu médico.
Os exercícios durante essa fase são essenciais no processo de emagrecimento, no controle da ansiedade e estresse, e no sucesso dos resultados. Além disso, atividade física contribui para ganho de força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade. Contudo, outros pontos também são importantes nessa fase, como o acompanhamento médico, a alimentação saudável e a dedicação para mudar seus hábitos de vida.