Por: Dr. Rodrigo Mauro, médico nutrólogo
Ouço muito no meu consultório as pessoas querendo soluções únicas e imediatas para aumentar e manter a imunidade sempre em níveis altos, principalmente neste momento em que vivemos. No entanto, é necessário entender que o importante é trabalharmos com a visão integrada sobre a saúde, equilibrando as funções do nosso organismo em sua totalidade, com hábitos saudáveis em todas as esferas para alcançarmos o tão desejado fortalecimento da imunidade.
Para exemplificar de forma mais objetiva, reuni aqui alguns hábitos que podem nos ajudar a alcançar este desejo de maneira eficaz.
-
Cuidados com o sistema digestivo: Você sabia que 70% do seu sistema imunológico está localizado no trato digestivo? Sim, poucas pessoas não se atentam às alterações que acontecem nesta região e os desequilíbrios da microbiota intestinal podem desregular severamente as respostas imunológicas do nosso corpo, causando reações inflamatórias e distúrbios autoimunes.
-
Inclusão de alimentos prebióticos e probióticos na alimentação: E uma ajuda fundamental para manter esta microbiota saudável, é incluir estes tipos de alimentos que são capazes de “alimentar as bactérias benéficas” que estão presentes no intestino e fortalecer a imunidade. Alguns exemplos destes alimentos são alho, cebola, alho-poró, rabanete, aspargo, tomate, além do vinagre de maçã e kombucha, por exemplo.
-
Fortaleça os níveis de Vitamina ou Hormônio D: Estudos comprovam que a insuficiência da vitamina (ou hormônio) D, enfraquecem o sistema imunológico e deixam o organismo mais vulnerável às gripes e outras infecções. Assim, a suplementação deste componente associada à exposição consciente aos raios solares, já se tornou peça fundamental na manutenção e equilíbrio da nossa saúde.
-
Mantenha-se hidratado sempre: Engana-se quem pensa que a água serve apenas para matar a sede. Ela elimina de maneira orgânica toxinas que poderiam causar infecções e doenças, ajuda no funcionamento do cérebro, auxilia o oxigênio a distribuir os nutrientes no organismo, protege as articulações e as funções cardiovasculares e oferece muitos outros benefícios para o corpo humano, o que faz dela um dos impulsionadores naturais da imunidade.
-
Garanta a qualidade do seu sono: Já foi comprovado cientificamente que a privação do sono é um problema que pode desencadear uma sequência de distúrbios e doenças virais e bacterianas, devido ao aumento das citocinas e histaminas pró-inflamatórias. Procure manter noites de sono tranquilas e estáveis. O corpo necessita descansar para ajudar a manter as suas funções em geral reguladas.
-
Cuidado com o esgotamento mental e físico: Muitas vezes, nós negligenciamos os excessos e estresses que vivemos principalmente no ambiente de trabalho. Estas condições no longo prazo, podem enfraquecer a nossa imunidade, aumentando os riscos de infecções, resfriados e doenças mais graves como, diabetes e doenças cardiovasculares.
-
Pratique atividade física regularmente e mantenha a alimentação saudável: Eu sei que pode soar clichê, mas preciso repetir que a prática regular dos exercícios físicos e a alimentação equilibrada, são fatores fundamentais para o fortalecimento da imunidade. O corpo saudável está preparado para lutar contra doenças e infecções recorrentes. Além disso, posso citar no caso alguns alimentos que são potentes no aumento da imunidade, como gengibre, cúrcuma e azeite de oliva, pois eles são ricos em antioxidantes que ajudam a atenuar o acometimento por doenças crônicas e distúrbios inflamatórios.
Estes são alguns dos principais hábitos que devemos cultivar na nossa vida de modo geral para alcançarmos os benefícios, não só de um sistema imunológico forte pronto para nos defender, mas principalmente, buscarmos a qualidade de vida ideal para sermos felizes e estarmos sempre de bem com o nosso corpo e mente.