Falta 1 mês para a abertura dos portões da edição que celebra 40 anos de história do Rock in Rio.

Falta 1 mês para a abertura dos portões da edição que celebra 40 anos de história do Rock in Rio.

Artistas destacam a emoção e expectativa de se apresentarem na Cidade do Rock, que entra na reta final de preparação para a maior e melhor edição de todos os tempos, recebendo mais de 750 artistas e 700 mil pessoas nos sete dias de magia.

Cidade do Rock, 13 de agosto de 2024: Falta apenas um mês para a histórica edição de 40 anos do Rock in Rio e a expectativa é gigante. Enquanto o dia 13 de setembro não chega, a organização e os artistas estão na reta final de preparação para os momentos inesquecíveis que o festival vai proporcionar às 700 mil pessoas que estarão na Cidade do Rock nos sete dias de festival. Cada detalhe do espaço está sendo cuidadosamente planejado para que os fãs aproveitem ao máximo as 500 horas de experiência, que incluem shows de mais de 750 artistas distribuídos pelos sete palcos do Rock in Rio.

Ed Sheeran, principal atração do Palco Mundo no dia 19 de setembro, demonstrou estar empolgado com o show que irá fazer no espaço: “Estou muito, muito feliz em dizer que estou indo tocar no Rock in Rio, na edição dos 40 anos do festival. Vai ser emocionante! Estou contando os dias para voltar para o Brasil”. Já Ivete Sangalo, que faz a abertura do Palco Mundo no dia 20 e é uma das artistas do Dia Brasil (21) no show “Pra Sempre Pop”, no Palco Sunset, ressaltou o ano especial para o festival: “Gente, o Rock in Rio completa 40 anos, esse festival tão importante, e é claro que mainha não ia ficar de fora dessa celebração. 2024, eu piso mais uma vez nesse palco, desse festival histórico, tão importante na minha carreira”.

Ainda nesta edição especial, a Cidade do Rock também apresenta um novo Palco Mundo com seis grandes telões de led, um Palco Sunset maior e com nova localização, e novos espaços, como o Global Village e a Babilônia Feira Hype. Além disso, o inédito musical “Sonhos, Lamas e Rock and Roll” – que conta como a história do Rock in Rio começou – e o cardápio assinado pela chef Heaven Delhaye na Gourmet Square vão surpreender o público que passar pelos locais.

“A expectativa para a edição dos 40 anos do Rock in Rio é a mais alta possível. Estamos preparando uma celebração à altura de tudo o que o festival representa para os fãs e para a música mundial. É incrível pensar em como evoluímos ao longo dessas quatro décadas, e esta edição promete ser um marco na história. Celebrar 40 anos do Rock in Rio é celebrar o poder de união que a música tem e proporciona, além de criar memórias inesquecíveis. Estamos cuidando de cada detalhe para garantir que o público tenha uma experiência inesquecível. A preparação para esta edição é uma verdadeira maratona, mas cada esforço vai valer a pena ao ver a alegria e o entusiasmo dos fãs quando passarem pelos portões da Cidade do Rock em setembro.” comenta Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

A edição histórica de 2024 também reforçará as ações de ESG com um enfoque ainda mais robusto. Um dos destaques é o projeto Favela 3D, no Morro da Providência, que tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento social e a geração de renda de 250 famílias na favela mais antiga do Brasil. Esta é uma ação entre o festival, a ONG Gerando Falcões, a Gerdau e a Fundação Grupo Volkswagen. Durante os dias de evento, são adotadas práticas sustentáveis em todas as áreas da venue, incluindo um plano abrangente de acessibilidade, pluralidade, governança, segurança e bem-estar, mobilidade sustentável, uma rigorosa gestão de resíduos, compromissos que causam impacto social positivo na comunidade, entre outros, tudo isso sob as exigências da certificação ISO 20121, que garante que o festival seja sustentável.

Palco Mundo receberá grandes shows na edição especial de 40 anos do festival 

O gigante Palco Mundo já está com a cenografia quase pronta e chega com novidades nessa edição. Ele mantém a sua localização, mas entrega um visual ainda mais moderno com os seis telões de LED, para permitir que o público curta ainda mais as apresentações de Ed Sheeran, Avenged Sevenfold, Shawn Mendes, Luísa Sonza, Ivete Sangalo, Jão, entre outros artistas. Com 30 metros de altura e 104 metros de comprimento, a estrutura monumental conta com 86 módulos cenográficos idênticos, cada um pesando 550 kg, que rotacionam em seu próprio eixo para criar uma dinâmica visual minimalista. Complementado por 830 m² de LED, o palco oferece uma experiência deslumbrante, adaptando-se aos diferentes shows com imagens vibrantes e efeitos espetaculares. Com um total de 335 toneladas, sendo 60 dedicadas à cenografia, o design inovador e a tecnologia de ponta do Palco Mundo elevam a experiência do Rock in Rio a um novo patamar, prometendo momentos inesquecíveis para os fãs.

Outro headliner que também está animado com a apresentação no espaço é o Shawn Mendes: “Estou muito animado para estar aí no dia 22 de setembro e celebrar os incríveis 40 anos do Rock in Rio. Estou com muitas saudades! Eu te amo, eu te amo, eu te amo!”.

Entre os brasileiros, Carlinhos Brown pontuou a relevância do Dia Brasil para a música no país: “Acredito que será uma edição muito especial e importante para a história da música popular brasileira, e estou com uma grande expectativa em fazer parte disso. Minha ideia é preparar um show que surpreenda e satisfaça aos anseios do público, fazendo jus à comemoração dos 40 anos do festival. Nosso país é muito diverso, e acho que o Dia Brasil está muito bem representado, com nomes de referência. Fazer parte desse dia é muito gratificante para mim, e tenho certeza de que será um marco para a MPB”.

Palco Sunset ainda mais imponente na Cidade do Rock 

O Palco Sunset já está erguendo sua estrutura na Cidade do Rock. Ele chega neste ano com a mesma boca de cena que o gigante Palco Mundo, reforçando toda a sua potência e igualdade, além de ter, pela primeira vez, torres de delay para que o público tenha uma experiência ainda melhor. O Sunset também ganha uma nova localização dentro da Cidade do Rock. Com a chegada do Global Village, o palco, que ganhou protagonismo ao longo dos anos, muda de lugar. Com um ângulo privilegiado, o Sunset toma conta do local que antes abrigava a Rock Street, acolhendo o público em um espaço ainda maior, onde os fãs poderão assistir aos shows com mais conforto. Com 27 metros de altura e 95 metros de comprimento, o palco impressiona por sua estrutura robusta de 198 toneladas, das quais 18 são dedicadas exclusivamente à cenografia. Equipado com três telões e 341 m² de painéis de LED, o Palco Sunset proporciona uma experiência visual rica e imersiva, complementando os shows com imagens vibrantes e efeitos que elevam a atmosfera do festival.

Uma das principais atrações, Mariah Carey, que encerra a noite do dia 22 de setembro, comemorou seu show no palco: “Brasil, estou tão animada por finalmente voltar para o seu lindo país. Não vejo a hora de chegar dia 22 de setembro, no Rock in Rio. Brasil, estou chegando. Te vejo em breve!”. A cantora Iza, headliner no dia 20, também vibrou: “Estar nessa edição que é histórica, edição de aniversário, na qual pela primeira vez o Palco Sunset tem o mesmo tamanho de boca de cena do Palco Mundo, e já ser headliner é demais pra mim. Eu estou muito emocionada, e também ansiosa, porque eu, além de fazer show, vou curtir muito todos os outros dias. Eu amo o Rock in Rio”. Luedji Luna, que abre as apresentações do palco no Dia Delas (20), comenta: “O Rock in Rio vai representar o encerramento da minha turnê, que tem rodado o mundo há um ano. E não poderia ser mais simbólico e representativo levar esse show para o maior festival de música e entretenimento, reconhecido internacionalmente, que já teve tantos nomes incríveis no palco, ainda mais em um dia representado por mulheres negras de tantas gerações e gêneros. Estou muito feliz e animada em fazer parte”. MC Daniel, que faz a abertura ao lado da Funk Orquestra, Rebecca e MC Soffia, destacou: “Dia 13 de setembro, 40 anos de Rock in Rio, eu vou estrear no Palco Sunset com a galera do Funk Orquestra, no mesmo dia do Travis Scott, entendeu? Nós tamo [sic] em alta”