Segundo pesquisa de 2020 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o Brasil é o quarto país com maior mercado cosmético do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Assim, mesmo com a crise financeira gerada pela pandemia de Covid-19, o setor de cosméticos apresentou bons resultados.
Além disso, a área da cosmética é uma das que mais se percebe negócios gerenciados por mulheres. A edição de 2020 do Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras (MIWE) afirma, inclusive, que abrir caminho para o empreendedorismo feminino é a chave econômica e cultural para o restabelecimento do mercado, especialmente na América Latina.
A capacidade de resiliência e adaptação das lideranças femininas geram transformações em escala global. As empresárias que atuam nas Américas se inspiraram em exemplos de países como Nova Zelândia, Alemanha e Finlândia e seus sucessos na gestão das crises sanitária e econômica comandando suas nações.
A marca fLash, de sérum para crescimento de cílios, se destaca como exemplo de empreendedorismo feminino. Haydee Garduno, diretora da empresa Ayazoni, foi a responsável por trazer o produto ao Brasil no fim de 2020. Sucesso nos Estados Unidos, Europa e México, a empresa viu no país uma possibilidade de expandir ainda mais seu público.
Após anunciar a atriz e influenciadora Duda Reis como embaixadora da marca, as vendas do produto cresceram bastante. A live com Duda e a atriz e cantora Dulce María, embaixadora da fLash no México, realizada no último dia 30 no Instagram da marca (@olharflash) também fez com que o sérum estivesse entre os tratamentos de beleza mais vendidos da Amazon.
Desde dezembro, o produto não sai do top 10 da gigante plataforma de e-commerce. Isso reflete uma tendência da pandemia: a Covid-19 afetou a venda de produtos em lojas físicas, mas aumentou consideravelmente o mercado digital. Por isso, várias empresas passaram a vender seus produtos em sites próprios ou associados a grandes lojas digitais.
Parte considerável desse sucesso também está ligada à escolha de ter Duda Reis como embaixadora. Com atualmente mais de 8.8 milhões de seguidores no Instagram e mais 4.8 milhões no TikTok, ela marca presença nas duas maiores redes sociais do momento e tem um alto poder de engajar seus fãs e admiradores – em sua maioria adolescentes do sexo feminino.
De acordo com Haydee Garduno, ter influenciadores digitais como embaixadores é uma forma de conectar o mercado tradicional dos cosméticos com a dinâmica do público mais jovem. Diferentemente de propagandas de revistas, as clientes podem acompanhar o tratamento do sérum feito pela Duda no decorrer dos meses, através de fotos e vídeos publicados pela influencer em suas redes sociais.
Além da divulgação, influenciadoras como Duda Reis transmitem mensagens sobre preservação ambiental, autocuidado e determinação. Como vegetariana, Duda demonstra seu apoio a produtos veganos, livres de parabenos e de crueldade animal. Representar uma marca ultrapassou os limites da propaganda e passou a fazer parte do modo de vida da pessoa.
Na perspectiva da empresária, estratégias para obter resultados são importantes, mas os valores carregados pela marca são superiores. “Os consumidores atualmente estão buscando conexões reais. Com cada vez mais comunidades atuando em causas que julgam importantes para a sociedade, o desafio das empresas é poder se aproximar de seu público de forma verdadeira”, diz.
Apresentado como um produto de crescimento para cílios, o Sérum é vegano, ou seja, foi fabricado sem realização de testes em animais. Para os consumidores atuais, que estão cada vez mais exigentes, é importante que a marca se junte a um propósito. “Sou super envolvida com a marca e abraço a causa. Acho super importante a fLash ser cruelty free e também livre de parabenos, ou seja, uma marca que pensa no meio ambiente”, afirma a influenciadora Duda Reis.
Os influencers ganharam popularidade produzindo conteúdos próprios e com muito de sua personalidade envolvida. Assim, eles têm um apelo social, representando hobbies ou estilos de vida interessantes para o seu público. “Todos os produtos que eu posto no Instagram são de marcas em que acredito. São coisas que uso no dia a dia. Antes de postar no Instagram, eu sempre testo”, reforça Duda.
A atriz tem como público muitas pessoas da Geração Z, que passam o dia conectadas e veem na influenciadora uma personalidade mais acessível. Esse caráter mais “humano” é utilizado pelas marcas para atingir o lado mais sensível do consumidor.
Haydee se encantou pela Duda logo que a conheceu. “Vi seu trabalho no TikTok e pensei que seria incrível ter uma influência no Brasil tão perfeitamente alinhada com os conceitos da marca. Ela é vegetariana, muito natural, transparente, forte e determinada”, contou.
“Fiquei surpreendida e fui atrás dela porque acreditei e acredito que não tenha ninguém melhor para ser embaixadora da fLash no Brasil do que a Duda”, garante a empresária.
O resultado desse investimento pode ser observado pelo retorno econômico que as empresas conseguem após investir em influenciadores para suas campanhas. Um estudo da agência Mediakix, de 2019, mostrou que o marketing de influenciadores é o canal de aquisição de clientes online que mais cresce, superando a pesquisa orgânica, a pesquisa paga e o marketing por email.
O marketing de influência é utilizado por muitas empresas do mercado, mas Haydee explica por que sua marca se destaca. “Normalmente, as empresas fazem um direcionamento de campanha e o que deve ser escrito ou falado. Na fLash, temos uma cultura diferente”, reforça. “Com a gente, os influenciadores realmente conhecem e dominam o marketing digital, têm ideias excelentes e ficam entusiasmados em fazer parte do projeto”.
A meta é consolidar ainda mais o Sérum para Cílios fLash no mercado nacional como um modelo de empreendedorismo feminino, como acrescenta Haydee. “Vimos um potencial enorme no Brasil, então vamos trabalhar bastante para conquistar nosso espaço. Com o aumento da participação feminina em cargos de liderança, o apoio às mulheres faz toda a diferença, pois uma é capaz de impulsionar a outra. Essa rede de apoio tem tudo para ir muito longe”, completa.
Para mais informações consulte:
@olharflash