Por: Bruno Bellas, empresário
Como o nome já dá a dica, cobranding é a união ou a parceria de duas ou mais marcas, que pode ser feito em busca de maior visibilidade, aumento de lucros, maior penetração no mercado, melhoria da imagem das companhias, aumento de market share e por aí vai. Já que os espaços colaborativos são focados no trabalho e também na interação e no networking, faz sentido potencializar o contato entre as pessoas por meio de experiências incríveis. Além das parcerias tradicionais, com ativação de marca e inclusão do produto no cotidiano do coworking, é possível estruturar estratégias comerciais com descontos exclusivos.
A Wecompany Coworking, por exemplo, pensando no bem-estar e deslocamento de seus clientes, lançou a “We Travel” na sua rede social, em parceria com a empresa Barra Fly turismo e viagens, que além de agregar valor para os coworkers, foi uma forma de apresentar um novo serviço para quem estava em busca de um pacote de viagens.
Ao mesmo tempo, lançou a “We Wellness”, uma oportunidade e tanto para cuidar da saúde física e mental, uma forma de melhorar a experiência e garantir bons resultados para os coworkers em parceria com a MVogue Spa e Beleza, no Radisson Hotel Barra Rio de Janeiro, e a pousada Vitorino localizada na Ilha da Gipóia em Angra do Reis – RJ.
E, visando propor opções de espaços mais amplos para eventos como cursos, workshops e treinamentos, estreitou a parceria com o hotel Wyndham Rio de Janeiro Barra, localizado em frente a praia da Barra da Tijuca na Avenida Lúcio Costa.
Os acordos firmados entre coworkings e outras empresas também podem favorecer o preparo de quem utiliza os espaços. Isso é possível, principalmente, pelas parcerias com iniciativas de educação continuada.
O destaque fica para o fato de clientes fidelizados do coworking terem desconto — e claro, todos ganham com isso. Ao contratar o plano de coworking, é possível ter descontos na rede de parceiros credenciados. Com isso, é possível garantir maior experiência e benefícios.
As parcerias comerciais podem dar muito certo. Com uma boa estratégia de cobranding, saem ganhando o espaço compartilhado, o parceiro de negócios e também os coworkers.