Por: Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista
Na matéria desta semana, trago um tema importante e que mexe com a vaidade feminina: as unhas. Muitas pessoas veem apenas a parte estética das unhas, sem se importar com os cuidados para mantê-las saudáveis e fortes e, por isso, vamos dar um espaço especial para este tema.
Além da parte ligada à beleza e estética, é preciso falarmos sobre as principais funções das unhas, que são proteger os dedos de choques e traumas e mostrar sinais de doenças sistêmicas através de determinada aparência e características. E falando em proteção, não podemos nos esquecer das cutículas, que servem como uma barreira que protege a matriz da unha e o nosso organismo, contra a entrada de bactérias e substâncias nocivas a nossa saúde.
Atualmente, o mercado de cosméticos desenvolve centenas de produtos e soluções tanto para realçar a beleza quanto para tratar as unhas. No entanto, devemos ter cautela ao comprar estes produtos sem orientação médica, pois dependendo do produto e da pessoa, podem acontecer reações indesejadas como alergias, infecções e lesões altamente prejudiciais à saúde e à estrutura desta região e, na busca de manter as unhas saudáveis, alguns cuidados devem ser implementados na nossa rotina, como:
- Deixar as unhas sem esmalte por pelo menos 48 horas, entre uma esmaltação e outra, buscando evitar um possível ressecamento que o uso contínuo dos esmaltes pode causar.
- Hidratar a região com óleos e hidratantes desenvolvidos especialmente para estes locais.
- Evitar lixar a parte de cima da unha, pois esta prática pode remover camadas de queratina e deixá-las frágeis
- Preferir o uso do removedor de esmaltes do que de produtos que contenham acetona, pois este segundo pode enfraquecer e ressecar a região.
- Não remover as cutículas completamente, pois elas são uma barreira fundamental de proteção.
- Evitar “cutucar” as unhas, pois pode causar o descolamento da estrutura de sua base, facilitando a entrada de fungos e bactérias que podem causar danos graves às unhas.
- Ficar atenta aos sinais que podem aparecer quando passar um esmalte específico ou usar algum produto e, em caso de qualquer reação anormal, procurar um dermatologista imediatamente.
- Utilize luvas de proteção, caso você manuseie muitos produtos de limpeza ou exponha muito as unhas à água.
Estes cuidados parecem simples, mas são cruciais para prevenir o enfraquecimento das unhas, conservando-as saudáveis e fortes. De toda a forma, para saber quais são os produtos ideais para cuidar das suas unhas, esteja sempre em contato com a sua dermatologista, para que através de um atendimento personalizado, ela possa passar a solução adequada para você.
Espero ter ajudado! Conte, sempre, comigo!